A Importância da Limpeza e Manutenção do Ar Condicionado

A Importância da Limpeza e Manutenção do Ar Condicionado

A falta de manutenção e limpeza no Ar Condicionado pode causar uma série de problemas. Estes podem afetar desde o mau funcionamento do equipamento e maior consumo de energia, à até mesmo favorecer a ocorrência de problemas de saúde como enxaquecas e irritação nas mucosas.

A manutenção preventiva e limpeza adequada ajudam a diminuir a emissão de poluentes no ambiente, diminui o consumo de energia do aparelho e preserva o aparelho aumentando sua vida útil.

Pensando nos bens que podem ser obtidos, o custo investido na manutenção e limpeza do Ar Condicionado, é extremamente atrativo. Olhando do lado empresarial, já pensou na falta de um funcionário causada por um problema invisível, causado pela falta de limpeza e manutenção? Ou até mesmo na sua casa, você ou outro membro de sua família está sofrendo de rinite e/ou irritações constantes por falta de manutenção nos mesmos.

Especialistas afirmam que o ano de 2014 será um dos anos mais quentes. Com isso a população tende a fazer um maior uso de seu aparelho de Ar Condicionado, e muitos destes não dão atenção à manutenção preventiva e limpeza adequada.

Em função das condições climáticas do país onde residimos, o uso de sistemas de climatização e Ar Condicionado está em constante crescimento. Em virtude desse aumento, foram atribuídas algumas exigências pelo Ministério da Saúde que abrange manutenções preventivas mensais e até mesmo o monitoramento dos ambientes através de análises ambientais feitas a cada seis meses.

Mas o que você pode fazer para melhorar a qualidade do ar que respira?

Pensando nesta questão, a CentralTec preparou pra você algumas dicas para melhor utilizar seu aparelho de Ar Condicionado:

• Exija sempre o manual do aparelho, pois nele contém todas as indicações de instalação e uso do aparelho. Leia com calma e atenção.

• O filtro deve ser limpo a cada 30 dias pelo menos, pois quando estão sujos, não deixam que o ar circule livremente, fazendo com que o aparelho não funcione corretamente, causando um esforço maior da sua mecânica elevando ao aumento no consumo de energia. Além do maior consumo, toda a poeira acumulada nos filtros, é repassada a aqueles que respiram o ar do ambiente refrigerado pelo ar condicionado.

• Mantenha portas e janelas fechadas quando estiver utilizando o ar condicionado.

• Evite fumar em ambientes climatizados, pois os mesmos estarão fechados, isso ajuda a não prejudicar a sua saúde e a de pessoas presentes no local.

• Fique atento ao termostato do aparelho. Não deixe funcionando no máximo por muito tempo, isso danifica o aparelho.

• Para fazer a limpeza do filtro, desligue o aparelho, retire o filtro e o limpe com um aspirador ou com água morna e sabão. Deixe secar e recoloque no aparelho. Não esfregue e nem torça para não danificar o mesmo.

Estes são alguns dos cuidados necessários, então agora que você já sabe quase tudo de Ar Condicionado, passe na CentralTec e compre logo o seu.

Share this post

Leave a comment

Your email address will not be published.