Como fazer a manutenção ao Ar Condicionado

Como fazer a manutenção ao Ar Condicionado

Fazer a manutenção ao seu ar condicionado é um factor importante para a qualidade do ar que respira, como para o bom funcionamento e longevidade do seu sistema de ar condicionado. Fazer uma manutenção regular ao seu ar condicionado impede a acumulação de bactérias nos filtros e nas condutas, algumas bactérias bastante perigosas à sua saúde.

 

Manutenção da unidade interna

Por forma a manter um ar limpo e puro em todo o ambiente, o filtro deverá ser limpo a cada 15 dias, dependendo do ambiente onde o mesmo se encontrar instalado. Caso o mesmo seja bastante frequentado, efectue a limpeza do filtro de ar com água e sabão neutro, uma vez por semana.
A limpeza dos plásticos exteriores do equipamento do ar condicionado, também deverá ser periódica, utilize uma flanela ou um pano macio ligeiramente embebido em água morna e sabão neutro. Não use álcool, detergentes, ou mesmo água directamente sobre os plásticos do equipamento.

 

Manutenção da unidade externa

Deverá ainda ser realizada uma limpeza interna uma vez por ano. Esta mesma limpeza, deverá ser efectuada por profissionais da própria marca do aparelho, dado que o acumular de demasiado pó e resíduos no evaporador e no condensador, e que talvez seja necessário verificar ou rectificar o nível do gás.

Qualquer dúvida consulte o manual do seu equipamento de ar condicionado.

Share this post

Leave a comment

Your email address will not be published.