Aquecimento Central – questões/respostas fundamentais

Aquecimento Central – questões/respostas fundamentais

Como funciona o aquecimento central

O seu funcionamento é, em termos gerais, muito simples:
A água entra na caldeira e é aquecida. Esta água quente entra na rede de tubos e é encaminhada até aos radiadores. Uma vez dentro dos radiadores, a água troca a sua energia com os mesmos, ou seja, a temperatura da água diminui e a dos radiadores aumenta. Quando a temperatura dos radiadores sobe acima da temperatura ambiente, estes últimos trocam por sua vez, a energia com o ar ambiente, aumentando a temperatura da sala onde estão instalados. Após este processo, a água entra novamente na rede de tubos e é reencaminhada até à caldeira, dando continuidade ao processo de aquecimento ambiente.

Qual a manutenção necessária de um sistema de aquecimento central?  

Como qualquer aparelho, é importante prever um esquema de manutenção periódica, no sentido de repor as condições de bom funcionamento e prevenir avarias de maior gravidade. Periodicidade:
  • Caldeira – Para assegurar um funcionamento perfeito, a caldeira deverá beneficiar de uma revisão anual por um técnico especializado
  • Acumulador – No caso do acumulador, a frequência de manutenção depende da qualidade da água da zona onde ele estiver instalado, a qual provocará maiores ou menores incrustações de calcário.
  • Rede de água – Com exceção das purgas de ar a realizar periodicamente, a rede de água do aquecimento central não necessita de qualquer tipo de manutenção, sendo mesmo desaconselhável efetuar qualquer intervenção.

Em que consiste a manutenção de um sistema de aquecimento central?

A manutenção de qualquer aparelho de aquecimento assenta numa revisão (preferencialmente anual) muito simples e que se pode resumir da seguinte forma:
  • Descalcificação dos circuitos de águas da caldeira (em particular do circuito de águas sanitárias);
  • Limpeza e recalibração do circuito de gás;
  • Lubrificação de comandos mecânicos e eliminação (purga) de bolhas de ar do circuito de aquecimento.

Share this post

Leave a comment

Your email address will not be published.